Índice
Recuperação tributária: Veja 5 dicas para recuperar crédito tributário na sua indústria
Sabia que a sua empresa pode estar perdendo uma parcela do lucro por não fazer a recuperação tributária? Veja 5 dicas e recupere agora os tributos pagos indevidamente ou a maior.
A carga tributária brasileira é uma das maiores do mundo, e existem diversos impostos a serem pagos pela indústria no geral.
O não cumprimento de todos os deveres fiscais pode implicar multas altíssimas e sérios problemas com o governo.
Porém, você sabia que a possibilidade de fazer a recuperação tributária? Realizar o gerenciamento dos valores tributários pagos é essencial para qualquer indústria evitar pagar impostos indevidos, bem como para fazer a recuperação de valores já arrecadados pelo governo.
A fim de entender como proceder para fazer a recuperação tributária, leia o artigo e veja as 5 dicas que preparamos.
Quer saber como melhorar o crescimento financeiro do seu negócio? Veja o material em nosso blog e veja como melhorar gerenciar a sua empresa.
- Escalabilidade: como acelerar o crescimento do seu negócio
- Certificado digital: saiba o passo a passo para digitalizar o seu negócio
- Saiba como melhor investir no departamento de vendas
O que é a recuperação de crédito tributário?
A recuperação de tributos é uma maneira de correção de valores tributários arrecadados indevidamente pelo governo.
Essa recuperação é garantida por lei conforme especifica o Artigo 150 da Constituição Federal de 1988, sendo um direito de todas as indústrias. Então, quando uma empresa paga impostos indevidos, ela pode fazer a recuperação tributária (no prazo de 5 anos).
A recuperação se trata do levantamento e da análise da tributação paga, possibilitando a análise de possibilidades de recuperação de tributos indevidamente recolhidos.
Por que ocorre a tributação incorreta?
Muitas das tributações incorretas podem se dar por inconsistência entre as alíquotas aplicadas para cada regime tributário. Isso porque, para cada regime, existem alíquotas diferentes; se a empresa opera no Simples nacional e são aplicadas alíquotas referentes ao Lucro Real, por exemplo, isso causará divergências nos valores de imposto a serem pagos.
No Brasil, existem três tipos de regimes tributários, são eles:
-
Simples Nacional
Indicados para empresas de pequeno porte, tem uma forma de tributação simplificada.
-
Lucro Presumido
Indicado para empresas que não são obrigadas a serem enquadradas no Simples Nacional e que possuam faturamento anual até 78 milhões por ano.
-
Lucro Real
Já o Lucro Real tem uma forma de tributação mais complexa e é um regime tributário obrigatório para instituições bancárias, para cooperativas de crédito etc.
Como é feita a recuperação de crédito tributário?
Os valores a serem recuperados devem ser devidamente calculados pelo profissional que gerencia a parte contábil da empresa.
Esses valores a serem restituídos devem ser comprovados através da documentação necessária para garantir o direito da restituição do valor.
Os valores de créditos tributários só podem ser utilizados na compensação de outros impostos a serem pagos para a Receita.
5 dicas para fazer a recuperação de crédito tributário na sua indústria
- Faça um planejamento tributário;
- Identifique e entenda o regime tributário da sua empresa;
- Faça o levantamento de dados sobre os tributos pagos;
- Aplique a correção monetária;
- Tenha o apoio de um(a) contador(a).
Conte com uma assessoria contábil especializada no ramo da indústria
A Estilo Contábil presta serviços especializados para o ramo industrial e conta com profissionais capacitados.
O apoio de um bom profissional contábil auxilia a sua empresa desde a gestão inicial dos tributos e a maneira correta de incidência na sua empresa até a possibilidade de resgate de créditos tributários.
Ter um controle e uma boa administração da área contábil e fiscal da sua empresa otimiza os lucros, já que uma boa administração implica a diminuição de gastos com valores indevidamente pagos ou pagos a maior.
Com a Estilo Contábil, você vai recuperar os créditos tributários cobrados indevidamente durante os 5 últimos anos na sua indústria!
CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA A RECUPERAÇÃO TRIBUTÁRIA NA SUA INDÚSTRIA!